Jogo de Negociação Haggle

Para os que buscam um jogo em que possa praticar técnicas de negociação, resgatamos o Jogo de Negociação Haggle. O jogo pode ser jogado em família ou aplicado como dinâmica de ensino em sala de aula ou em treinamentos de equipes comerciais. O jogo surgiu no livro A Gamut of Games, de Sid’s Sackson’s, em 1969.

Preparação

  • Imprimem-se as cartas de cores e as de regras do jogo.
  • Escolhe-se um coordenador que não poderá participar do jogo.
  • O coordenador separa dez cartas de cores para cada jogador.
  • Depois separa, aleatoriamente e sem repetição, duas cartas de regras para cada jogador. O valor básico de cada bem deve sempre fazer parte das regras distribuídas ao jogadores.
  • O coordenador insire o conjunto de duas cartas de regras e dez cartas de cores em um envelope para cada jogador.
  • Podem jogar de 4 a 21 jogadores.
  • O conjunto de regras do Haggle é único para cada partida.

Objetivo

O objetivo do jogo é colecionar o conjunto mais “valioso”de cartas , conforme as regras distribuídas entre os jogadores. De início, cada jogador conhecerá apenas as regras que tiver recebido no envelope. Durante o decorrer do jogo, deverá trocar informações e/ou cartões com outros jogadores para conhecer mais regras e montar o conjunto de cartas que lhe garanta o maior número de pontos, de acordo com essas regras.

Os jogadores são livres para fazer negócios por meio de Haggling ou Barganha! Pode-se trocar cartões de cores por cartões de cores, regras por regras, cor por regras. Pode-se dar uma olhada em uma regra ou fazer uma descrição verbal da regra em troca de um ou mais cartões de cores, etc.

O Jogo

Distribua os envelopes aos jogadores e dê-lhes um limite de tempo. Os jogadores devem interagir entre si, fazendo negócios, barganhando e tentando colecionar o conjunto mais “valioso” de cartas. Ao terminar o tempo estipulado, o coordenador do jogo recolhe os envelopes e pontua os conjuntos de cartas.

Pontuação

O conjunto de cartas de cada jogador é pontuado usando-se a totalidade das regras distibuídas aos jogadores. Um jogador não pode alegar que a pontuação está errada por desconhecer uma ou mais das regras distribuídas.

A pontuação é trabalhosa, de forma que o auxílio de uma planilha de cálculo, preparada antes do jogo, pode ser útil.

O tempo de jogo é de aproximadamente 30 a 60 min.

Nota

Os cartões de cores foram incluídos neste texto apenas para que o leitor saiba como eram no jogo original.

Haggle 1

Versão brasileira do Jogo de Negociação Haggle

Um brasileiro desenvolveu uma versão do Jogo de Negociação Haggler adaptada para para o cenário brasileiro e utilizando produtos e regras de mercado ao invés de cores. A forma de jogar é idêntica à original.

Cartas de Regras

Haggle 3

Haggle 4

Cartas de Produtos

Haggle 6

Haggle 7

Haggle 8

Haggle 9

Haggle 10

Gostou da publicação? Deixe seu comentário, conheça nosso Treinamento de Negociação Online e curta nossa página no Facebook – WebNegotium.

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

No votes so far! Be the first to rate this post.

As you found this post useful...

Follow us on social media!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Deixe um comentário

Por favor Login para comentar
  Inscrever-me  
Notifique-me